Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Em setembro de 2000, refletindo e baseando-se na década das grandes conferências e encontros das Nações Unidas, os líderes mundiais se reuniram na sede das Nações Unidas, em Nova York, para adotar a Declaração do Milênio da ONU.


Com a Declaração, as Nações se comprometeram a uma nova parceria global para reduzir a pobreza extrema, em uma série de oito objetivos – com um prazo para o seu alcance em 2015 – que se tornaram conhecidos como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


O último relatório dos ODM da ONU mostra que o esforço de 15 anos tem produzido o mais bem sucedido movimento de combate à pobreza da história.


  • Desde 1990, o número de pessoas que vivem em extrema pobreza diminuiu em mais da metade;
  • A proporção de pessoas subnutridas nas regiões em desenvolvimento caiu quase pela metade;
  • A taxa de matrículas no ensino primário nas regiões em desenvolvimento atingiu 91 por cento, e muito mais meninas estão agora na escola em comparação com 15 anos atrás;
  • Ganhos notáveis também foram feitos na luta contra o HIV/AIDS, a malária e a tuberculose;
  • A taxa de mortalidade de menores de cinco anos diminuiu em mais da metade, e a mortalidade materna caiu 45 por cento no mundo;
  • A meta de reduzir pela metade a proporção de pessoas que não têm acesso a fontes de água potável também foi atendida.

Os esforços concertados de governos nacionais, da comunidade internacional, da sociedade civil e do setor privado têm ajudado a expandir esperança e oportunidade para as pessoas ao redor do mundo.


O prazo para o alcance dos ODM é dia 31 de dezembro de 2015. No entanto, o trabalho em conjunto ainda não atingiu milhões de pessoas – precisamos nos esforçar um pouco mais para acabar com a fome, alcançar a plena igualdade de gênero, a melhoria dos serviços de saúde e ter todas as crianças na escola. Agora, temos que mudar o mundo para um caminho sustentável.


No dia 25 de setembro de 2015 foi aprovada a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas relacionadas. Os ODS aprovados foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de maneira a completar o trabalho e responder aos novos desafios.


Os 8 objetivos são:


Ao clicar em cada ícone dos ODM, você terá um resumo do 5° Relatório Nacional referente a cada Objetivo no Brasil e no mundo.


Os módulos ODM:


-0.5 anos
até
o final de 2015

1990 2015
Declaração do Milênio

Em setembro de 2000, 191 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Esta promessa acabou se concretizando nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que deverão ser alcançados até 2015. Em setembro de 2010, o mundo renovou o compromisso para acelerar o progresso em direção ao cumprimento desses objetivos.


Leia a Declaração
O PNUD Brasil e os ODM

Todos os projetos do PNUD no país visam contribuir para o progresso e o cumprimento dos ODM. O foco do trabalho do PNUD Brasil está sendo diversificado para abranger cada vez mais o desenvolvimento de capacidades, o fortalecimento e a modernização institucionais de estados e municípios, com uma crescente participação do setor privado e da sociedade civil nos projetos. O PNUD Brasil coordena o Grupo de Trabalho sobre ODM do Sistema ONU; apoia o Prêmio ODM Brasil, que incentiva e valoriza projetos e ações de governos municipais, da sociedade civil, do setor privado ou do meio acadêmico que contribuem para o alcance dos ODM; e apoia e participa de diversos projetos sociais do governo ligados diretamente aos esforços para o cumprimento dos ODM.