7 Garantir a sustentabilidade ambiental

Nosso trabalho pelo Objetivo

Brasil

Com mais da metade do seu território coberto por florestas, o Brasil é um dos celeiros da biodiversidade mundial e tem contribuído para preservá-la, através da diminuição das taxas de desmatamento em todos os biomas nacionais, da Amazônia ao Pampa. O Brasil já cumpriu integralmente a meta C e, em 2012, as porcentagens de pessoas sem acesso à água e ao esgotamento sanitário já estavam abaixo da metade do nível de 1990. Ademais, a meta D do ODM 7 visa alcançar, até 2020, uma melhora significativa na vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de assentamentos precários. No Brasil, a população urbana em condições de moradia inadequada já caiu de 53,3% em 1992 para 36,6% em 2012.


Mundo

Segundo o Relatório ODM 2013, parte da meta C foi atingida cinco anos antes do prazo, com a população mundial sem acesso a água potável passando de 24% para 11% entre 1990 e 2010. Mais de 200 milhões de moradores de assentamentos precários ganharam acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, ou passaram a viver em casas construídas com materiais duráveis ou com menor adensamento. Além disso, o Relatório também ressalta a redução de 98% do consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio, embora também tenham sido registradas tendências preocupantes, como a superexplotação dos estoques pesqueiros.


Notícias

Figo e Nedved se juntam a Ronaldo e Zidane em Jogo Contra a Pobreza

Luís Figo e Pavel Nedved, além do lendário árbitro Pierluigi Collina, estão entre as mais recentes estrelas do futebol internacional que confirmaram presença no 9º Jogo Contra a Pobreza, no dia 13 de Dezembro.Liderados por Ronaldo e Zidane, a partida reun... Mais

-0.42 anos
até
o final de 2015

1990 2015
Metas para o Objetivo 7
  1. Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
    • Proporção de áreas terrestres cobertas por florestas.
    • Emissão de gás carbônico per capita
    • Emissão de gás carbônico por cada dólar PPC do PIB
    • Consumo de sustâncias que degradam a camada de ozônio
    • Proporção de peixes dentro de limites biológicos seguros
    • Proporção do total de recursos hídricos utilizada
  2. Reduzir a perda de diversidade biológica e alcançar, até 2010, uma redução significativa na taxa de perda.
    • Proporção de áreas terrestres e marinhas protegidas
    • Proporção de espécies ameaçadas de extinção
  3. Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário.
    • Proporção da população com acesso a uma fonte de água tratada.
    • Proporção da população com acesso a melhores condições de esgotamento sanitário
  4. Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.
    • Proporção da população urbana vivendo em assentamentos precários