PNUD e parceiros lançam cinco módulos de capacitação ODM e agenda pós-2015

Ferramenta possibilitará a realização de cursos a distância para o planejamento de ações em prol das Agendas do Milênio e de Desenvolvimento.

10 Dezembro 2015

do PNUD

O PNUD lança hoje, com o apoio do SESI Paraná e da Secretaria de Governo da Presidência da República (SG/PR), cinco módulos que sistematizam a metodologia utilizada na capacitação de voluntários em todo o país visando formar multiplicadores que apoiem o desenvolvimento de ações e a aceleração para o alcance das metas do milênio. 

Até o momento, já foram realizados 10 seminários presenciais em todas as regiões brasileiras com a formação de cerca de 250 multiplicadores. Após cada seminário, os multiplicadores desenvolvem 10 atividades em seus municípios para estimular a informação e o planejamento de ações e programas, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

Com o lançamento online dos manuais, qualquer pessoa poderá interpretar e analisar os indicadores do seu estado e município, disponíveis no Portal ODM, utilizar as técnicas de mobilização e planejamento, além de utilizar as ferramentas para o diálogo social e o intercâmbio de projetos socioambientais. 

A Coordenadora do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi/PR, Diva Irene Vieira, explica que “a proposta dos módulos é facilitar o trabalho dos Núcleos e Grupos de Trabalho dos ODM e também busca articular os três setores da sociedade na realização de ações em prol do desenvolvimento”. 

De acordo com a Oficial de Programa do PNUD, Ieva Lazareviciute, os multiplicadores fazem parte da estratégia da Agência para disseminar o conhecimento sobre os ODM e, a partir do próximo ano, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

“A experiência dos últimos 15 anos comprovou que somente alcançamos os avanços significativos quando as metas são abraçadas por todos. Os multiplicadores são voluntários e capacitados para que divulguem a proposta dos ODM e dos ODS”, declarou Ieva. 

A equipe da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais (SNARPS) da Secretaria de Governo da Presidência (ex-Secretaria-Geral da Presidência da República) esteve presente em todos os seminários presenciais e testemunhou o envolvimento dos participantes. 

“A sociedade civil atendeu à convocação para a capacitação e qualificação em torno dos ODM. Com essa base já estruturada, em breve daremos seguimento ao trabalho de localização e territorialização da nova Agenda de Desenvolvimento em todo o país”, afirmou o secretário nacional da SNARPS, Wagner Caetano. 

Sobre os módulos

Volume 1 – Interpretação e Análise de Indicadores: orienta quanto à forma de analisar e interpretar a situação dos indicadores do milênio no país. Conhecer os indicadores das localidades é pré-requisito para decidir com base em informações e potencializar o alcance dos resultados desejados. A publicação, nesse sentido, orienta quanto à forma de analisar e interpretar a situação em que se encontram os indicadores, assim como ensina a consultar o Portal ODM, que contém informações sobre todos os estados e municípios brasileiros. 

Volume 2 – Mobilização: estão detalhados os procedimentos a se adotar para mobilizar instituições, empresas e governos de determinada localidade com o objetivo de constituir o grupo de trabalho responsável pela articulação com os parceiros.

Volume 3 – Planejamento de Núcleo: o sucesso das atividades do grupo de trabalho no município ou região exige atuação organizada e planejada, para que possam, de fato, mobilizar e articular os três setores da sociedade na realização de iniciativas que contribuam para o alcance dos ODM e, posteriormente, dos ODS em todos os estados e municípios brasileiros. 

Volume 4 – Dialogando sobre o Desenvolvimento: oferece estratégia para ampliar as adesões ao Grupo de Trabalho, criando ambiente favorável à identificação das potencialidades das pessoas e das localidades, assim como a disposição para agir. A publicação define o passo-a-passo para a realização do encontro.

Volume 5 – Mostra de Projetos: apresenta importante ferramenta para fortalecer todo o processo de mobilização e articulação e oferece estratégia para manter a animação da rede de voluntários em diversas localidades, além de ser um espaço para reconhecer e celebrar as conquistas e o capital social que está sendo fortalecido. A Mostra de projetos, simples de fazer, oferece essa possibilidade. 
ODM - Desenvolvimento Sustentável - Desenvolvimento Humano