Brasil lidera ranking de preferência do consumidor por empresas que trabalham com os ODS, diz pesquisa

95 por cento dos entrevistados disseram que estão inclinados a comprar produtos ou serviços ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

02 Outubro 2015

do PNUD

Em uma pesquisa coordenada pela consultoria PwC, que ouviu empresários, executivos e público em geral, o Brasil aparece no topo do ranking quando o assunto são os serviços e produtos oferecidos por empresas que trabalham alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Noventa e cinco por cento dos entrevistados afirmaram que preferem empresas que defendem os ODS e têm ações para melhorar a vida de todos no planeta. Em segundo lugar, aparece a Índia (87%), seguida por Argentina (86%), China (85%) e África do Sul (85%).

Outro dado que chama a atenção é o número de profissionais comprometidos com os ODS no Brasil. Sessenta por cento dos entrevistados, de diversas áreas do conhecimento, defendem que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são importantes para os negócios, seja a nível local ou global.
 
O ranking de comprometimento com os ODS é liderado pela Argentina. Oitenta por cento dos profissionais entrevistados acreditam que as empresas devem levar em conta os ODS na hora de fechar negócios. Em seguida, aparecem a Malásia (70%), a África do Sul (69%), Reino Unido (67%) e Alemanha (66%).
 
A pesquisa também revelou que a porcentagem de profissionais que se preocupam com os ODS quase triplica em relação ao público em geral: 92 por cento dos entrevistados afirmaram que o tema é importante para o planeta, contra apenas 33% do público em geral. Até 2030, 71% dos integrantes da iniciativa privada pretendem realizar ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a consultoria PwC, as empresas estão começando a adotar medidas para cumprir e colaborar com as metas dos ODS. Até o momento, apenas 13% dos empresários e executivos ouvidos pela pesquisa afirmaram que encontraram as ferramentas certas para atingir os ODS dentro do local de trabalho. 
A pesquisa diz, também, que a expectativa para o início dos Objetivos pela iniciativa privada é alta e que esse é o momento exato para difundir a nova agenda e, também, para as empresas se engajarem nos ODS.

Ao todo, 2015 pessoas participaram da pesquisa, entre os meses de junho e julho deste ano. Foram entrevistados profissionais das áreas de comunicação, química, energia, engenharia, finanças, saúde, construção, varejo e tecnologia.

A pesquisa foi divulgada em setembro pela consultoria PwC, em parceria com a rede Pacto Global, o Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável e o Ponto Focal Brasil (Global Reporting Initiative). Foram entrevistadas pessoas em dezesseis países: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Nigéria, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Rússia, China, Japão, Tailândia, Malásia, Índia e Austrália. 

Baixe o documento aqui (em inglês).