Lenda do futebol, Didier Drogba incentiva ações contra a malária

Doença mata uma criança a cada minuto no mundo. Por ano, meio milhão de pessoas morrem vítimas da malária.

12 Junho 2014

Do PNUD

A estrela do futebol e Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Didier Drogba, lança uma animação que conta a história de sua infância em um país afetado pela malária e chama a atenção para a doença, que continua a tirar a vida de uma criança a cada minuto.

Embora as taxas globais de mortalidade por causa da malária  tenham sido reduzidas em mais de 40% desde 2000, a doença ainda mata mais de meio milhão de pessoas a cada ano, principalmente mulheres grávidas e crianças pequenas que vivem na África Subsariana.

O vídeo, co-produzido pelo PNUD e pela Parceria Roll Back Malaria, mostra o jovem Didier Drogba e seus amigos na Costa do Marfim jogando futebol na rua e lutando contra mosquitos que carregam o parasita da malária.

"Eu fui uma vítima da malária e testemunhei em primeira mão os efeitos devastadores que ela tem sobre os indivíduos e as famílias", disse Drogba. "Felizmente, fui tratado a tempo e isso salvou minha vida. Hoje temos ferramentas eficazes e acessíveis para prevenir, diagnosticar e tratar a malária. Mas nós temos que trabalhar em conjunto para garantir que todos tenham acesso a essas ferramentas."

O PNUD e a Parceria Roll Back Malaria recentemente lançaram um plano de trabalho para engajar múltiplos setores: educação, agricultura, água, uso da terra, e outros, para garantir a sustentabilidade e a relação custo-eficácia na luta contra a malária.

A administradora do PNUD, Helen Clark, disse que o controle da malária contribui diretamente para o crescimento econômico e o desenvolvimento humano de um país. "Reduzir e, finalmente, eliminar a malária vai salvar milhões de vidas, assim como também terá um forte impacto no desenvolvimento dos países onde a malária é endêmica. Os retornos em termos humanos e econômicos serão significativos."

Fatoumata Nafo-Traoré, diretora executiva da Roll Back Malaria, disse que a luta contra a malária provou ser um dos melhores investimentos na saúde global. "Essa luta permite que as pessoas mais vulneráveis do mundo tenham vidas mais saudáveis e mais produtivas e possam construir um futuro mais próspero para si e seus filhos", disse ela.

Didier Drogba é o capitão e o maior artilheiro da equipe nacional de futebol da Costa do Marfim. Nascido em Abidjan, Drogba passou a infância na Costa do Marfim, sua terra natal, e na França, seu país adotivo. Ele foi eleito o melhor jogador do Chelsea FC pelos apoiadores do clube e jogou até este ano no Galatasaray (Istambul), na liga turca. Desde que se tornou Embaixador da Boa Vontade do PNUD, em janeiro de 2007, Drogba vem buscando sensibilizar sobre os desafios e os esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na África.

"Estou muito feliz que este vídeo pode ser mostrado globalmente", disse o jogador. "Usar a popularidade do futebol para aumentar a conscientização nos ajudará a vencer a partida contra a malária. Esperamos que os nossos fãs se juntem a nós."

Assista ao vídeo na íntegra: